Como vocês sabem, no ano passado (2014), foi implantado em nossa escola o Grêmio Estudantil. E, desde então, os alunos participantes do Grêmio estão se esforçando bastante para lutar pelos direitos dos alunos na nossa escola. Vocês sabem quem são esses alunos e o que eles fazem? A equipe do Thereza News bateu um papo com a galera do Grêmio para saber um pouco mais como funciona o trabalho desses alunos. Confere aí!
1. O que é o
Grêmio Estudantil e pra que ele serve?
O grêmio estudantil é uma associação de alunos que
juntos lutam para melhorias na escola (Laura, 8ºF).
2. Por que a
criação do Grêmio na nossa escola?
A criação do grêmio foi uma proposta do Projeto Político Pedagógico,
começamos na JEIF, buscando mais autonomia para os alunos, sempre acreditando e
buscando a democracia (Profª Camila).
3. De quem
foi à ideia de iniciar o grêmio estudantil?
Dos próprios professores da EMEF (Profª Camila)
4. Conte um
pouco o processo de formação do Grêmio e das chapas do Thereza Maciel.
A princípio, criamos uma comissão pró grêmio com os alunos representantes
de sala. A partir daí, os alunos criaram a chapa 1 "PDE - Partido dos Estudantes". A chapa 2, "Estudantes Unidos", foi criada
posteriormente com o auxílio da professora Sirlene. As eleições foram feitas em
todos os períodos e a chapa1 foi eleita. O mandato da primeira diretoria não
está sendo fácil, já que, em 15 anos, é a primeira vez que temos um grêmio na
escola, mas acreditamos na democracia e estamos, pouco a pouco, aprendendo
juntos (Profª Camila).
5. O que
melhorou depois da implantação do Grêmio Estudantil na escola?
Os alunos passaram a ter mais voz na escola
(Thamirys, 6ºC).
E a conscientização dos alunos em relação a escola
(Natan, 6ºD).
6. Como
vocês se sentiram ao vencer a eleição do grêmio?
Ficamos felizes com a nova responsabilidade (Alan,
6ºA).
E preocupados também (Thamirys, 6ºC).
7. Foi
difícil organizar toda a eleição e a “propaganda eleitoral”?
Foi, porque os alguns alunos, do período da manhã
principalmente, não respeitaram a gente (Thamirys, 6ºC).
8. Quais são
os projetos que o grêmio tem a intenção de elaborar?
Mais jogos interclasses, com mais esportes
envolvidos e palestras (Thamirys, 6ºC).
9. O que mudariam
na escola?
A relação entre os alunos e a diretoria. Muitos
alunos tem medo, vergonha de falar com a direção da escola (Giselle, 6ºC).
Melhorar o respeito dos alunos com os funcionários
da escola e dos alunos uns com os outros (Thamirys, 6ºC).
10. Geralmente,
todos entram de acordo com as ideias?
Não. Existem muitos prós e contras pra cada ideia
(Thamirys, 6ºC).
Mediano. Muitas vezes falta o apoio dos próprios
alunos e da direção (Giselle, 6ºC).
12. Existe
algum projeto que gostariam de elaborar, mas seria quase impossível?
Campeonato de pipa (Artur, 6ºB).
Passeios pagos (Natan, 6ºD).
13. O que
vocês acham da organização do grêmio? Mudariam algo?
Gostaríamos de um espaço só pra gente (Natan, 6ºD).
A gente não pode deixar nada nosso na sala de aula
(Laura, 8ºF).
Não dá pra usar os corredores da escola pra fazer
atividades, porque pensam que estamos enrolando pra entrar na sala (Thamirys,
6ºC).
14. Gostariam
de realizar mais reuniões com maior frequência?
Não, uma vez por semana é o suficiente. Acho que
devíamos fazer mais reuniões com os outros alunos da escola (Thamirys, 6ºC).
15. O número
de alunos do grêmio é satisfatório? Se não, acha que deveria ter menos ou mais
alunos?
No começo, sim. Porque muita gente se comprometeu
em participar e agora se tiver 20 alunos do grêmio na chapa vencedora, é muito
(Laura, 8ºF).
No momento, nenhum aluno do período da manhã está
participando. Vai ser muito difícil conseguir fazer alguma coisa no período da
manhã (Thamirys, 6ºC).
16. Teve
algum projeto muito difícil de ser realizado, mas se realizou?
O primeiro interclasse (Giselle, 6ºC).
17. Para
vocês o grêmio está saindo como o planejado?
Não, esperávamos realizar mais projetos (Laura, 8ºF).
Mas a culpa não é só dos alunos. Também é da falta
de espaço e da direção dar mais prioridade para nossas ideias (Thamirys, 6ºC).
18. Na
reunião vocês conseguem resolver muitos problemas?
Mais os do cotidiano. Coisas pequenas, de alguns
projetos que organizamos (Giselle, 6ºC).
19. Por que
vocês quiseram se candidatar ao Grêmio?
Pra ajudar a escola (Giselle, 6ºC).
Pra dar voz aos alunos (Alan, 6ºA).
Pra direção nos enxergar mais (Laura, 8ºF).
20. Como
vocês desejam melhorar a nossa escola?
Melhorar a aparência da escola. Parece uma prisão
com as grades e janelas pintadas (Natan, 6ºD).
Parabéns equipe do Thereza News pela entrevista. Com ela pude conhecer um pouco mais dos integrantes do Grêmio. Quando precisarem de algo da coordenação ou mesmo da direção não se acanhem: venham conversar.
ResponderExcluirParabéns equipe do Thereza News pela entrevista. Com ela pude conhecer um pouco mais dos integrantes do Grêmio. Quando precisarem de algo da coordenação ou mesmo da direção não se acanhem: venham conversar.
ResponderExcluir