sábado, 29 de agosto de 2015

ENTREVISTA #3: Grêmio Estudantil

Bom dia!!!
Como vocês sabem, no ano passado (2014), foi implantado em nossa escola o Grêmio Estudantil. E, desde então, os alunos participantes do Grêmio estão se esforçando bastante para lutar pelos direitos dos alunos na nossa escola. Vocês sabem quem são esses alunos e o que eles fazem? A equipe do Thereza News bateu um papo com a galera do Grêmio para saber um pouco mais como funciona o trabalho desses alunos. Confere aí!

1. O que é o Grêmio Estudantil e pra que ele serve?
O grêmio estudantil é uma associação de alunos que juntos lutam para melhorias na escola (Laura, 8ºF).

2. Por que a criação do Grêmio na nossa escola?
A criação do grêmio foi uma proposta do Projeto Político Pedagógico, começamos na JEIF, buscando mais autonomia para os alunos, sempre acreditando e buscando a democracia (Profª Camila).

3. De quem foi à ideia de iniciar o grêmio estudantil?
Dos próprios professores da EMEF (Profª Camila)

4. Conte um pouco o processo de formação do Grêmio e das chapas do Thereza Maciel.
A princípio, criamos uma comissão pró grêmio com os alunos representantes de sala. A partir daí, os alunos criaram a chapa 1 "PDE - Partido dos Estudantes". A chapa 2, "Estudantes Unidos", foi criada posteriormente com o auxílio da professora Sirlene. As eleições foram feitas em todos os períodos e a chapa1 foi eleita. O mandato da primeira diretoria não está sendo fácil, já que, em 15 anos, é a primeira vez que temos um grêmio na escola, mas acreditamos na democracia e estamos, pouco a pouco, aprendendo juntos (Profª Camila).

5. O que melhorou depois da implantação do Grêmio Estudantil na escola?
Os alunos passaram a ter mais voz na escola (Thamirys, 6ºC).
E a conscientização dos alunos em relação a escola (Natan, 6ºD).

6. Como vocês se sentiram ao vencer a eleição do grêmio?
Ficamos felizes com a nova responsabilidade (Alan, 6ºA).
E preocupados também (Thamirys, 6ºC).

7. Foi difícil organizar toda a eleição e a “propaganda eleitoral”?
Foi, porque os alguns alunos, do período da manhã principalmente, não respeitaram a gente (Thamirys, 6ºC).

8. Quais são os projetos que o grêmio tem a intenção de elaborar?
Mais jogos interclasses, com mais esportes envolvidos e palestras (Thamirys, 6ºC).

9. O que mudariam na escola?
A relação entre os alunos e a diretoria. Muitos alunos tem medo, vergonha de falar com a direção da escola (Giselle, 6ºC).
Melhorar o respeito dos alunos com os funcionários da escola e dos alunos uns com os outros (Thamirys, 6ºC).

10. Geralmente, todos entram de acordo com as ideias?
Não. Existem muitos prós e contras pra cada ideia (Thamirys, 6ºC).

11. Qual o grau de dificuldade em elaborar algum projeto no grêmio?
Mediano. Muitas vezes falta o apoio dos próprios alunos e da direção (Giselle, 6ºC).

12. Existe algum projeto que gostariam de elaborar, mas seria quase impossível?
Campeonato de pipa (Artur, 6ºB).
Passeios pagos (Natan, 6ºD).

13. O que vocês acham da organização do grêmio? Mudariam algo?
Gostaríamos de um espaço só pra gente (Natan, 6ºD).
A gente não pode deixar nada nosso na sala de aula (Laura, 8ºF).
Não dá pra usar os corredores da escola pra fazer atividades, porque pensam que estamos enrolando pra entrar na sala (Thamirys, 6ºC).

14. Gostariam de realizar mais reuniões com maior frequência?
Não, uma vez por semana é o suficiente. Acho que devíamos fazer mais reuniões com os outros alunos da escola (Thamirys, 6ºC).

15. O número de alunos do grêmio é satisfatório? Se não, acha que deveria ter menos ou mais alunos?
No começo, sim. Porque muita gente se comprometeu em participar e agora se tiver 20 alunos do grêmio na chapa vencedora, é muito (Laura, 8ºF).
No momento, nenhum aluno do período da manhã está participando. Vai ser muito difícil conseguir fazer alguma coisa no período da manhã (Thamirys, 6ºC).

16. Teve algum projeto muito difícil de ser realizado, mas se realizou?
O primeiro interclasse (Giselle, 6ºC).

17. Para vocês o grêmio está saindo como o planejado?
Não, esperávamos realizar mais projetos (Laura, 8ºF).
Mas a culpa não é só dos alunos. Também é da falta de espaço e da direção dar mais prioridade para nossas ideias (Thamirys, 6ºC).

18. Na reunião vocês conseguem resolver muitos problemas?
Mais os do cotidiano. Coisas pequenas, de alguns projetos que organizamos (Giselle, 6ºC).

19. Por que vocês quiseram se candidatar ao Grêmio?
Pra ajudar a escola (Giselle, 6ºC).
Pra dar voz aos alunos (Alan, 6ºA).
Pra direção nos enxergar mais (Laura, 8ºF).

20. Como vocês desejam melhorar a nossa escola?
Melhorar a aparência da escola. Parece uma prisão com as grades e janelas pintadas (Natan, 6ºD).

2 comentários:

  1. Parabéns equipe do Thereza News pela entrevista. Com ela pude conhecer um pouco mais dos integrantes do Grêmio. Quando precisarem de algo da coordenação ou mesmo da direção não se acanhem: venham conversar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns equipe do Thereza News pela entrevista. Com ela pude conhecer um pouco mais dos integrantes do Grêmio. Quando precisarem de algo da coordenação ou mesmo da direção não se acanhem: venham conversar.

    ResponderExcluir