A Região Norte é a maior das cinco regiões do Brasil. É formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Suas maiores e principais cidades são Manaus, Belém e Porto Velho.
A região norte é rica em aspectos culturais. A presença indígena ainda é muito forte e isso faz com a região cultive várias lendas e festas de origem indígena. Também carrega alguns elementos de outros estados, já que no passado houve uma grande migração de gaúchos, paulistas e até europeus e africanos. Sendo assim, são várias as manifestações culturais presentes nessa parte do Brasil.
Celebração indígena |
As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.
Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
Círio de Nazaré (2013) |
O boi-bumbá é uma das variações do bumba meu boi, largamente praticado no Brasil. É uma das mais antigas formas de distração popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, sendo a primeira expressão de teatro popular brasileiro. O Festival de Parintins é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do boi-bumbá. No Bumbódromo apresentam-se as agremiações Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul). São três noites de apresentação nas quais são abordados, através das alegorias e encenações, aspectos regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos.
Festival de Paritins: Caprichoso e Garantido |
Os principais ritmos do norte são o Carimbó, o Calypso e a Marujada.
A Dança do Carimbó é uma manifestação indígena. Essa música tem uma
influência do batuque africano. Esse ritmo também tem influência das
músicas folclóricas lusitanas, com castanholas na marcação das canções. O
Calypso é uma música agitada, com influência afro-caribenha, que faz
muito sucesso no Pará. Já a Marujada surgiu de uma festa em louvor a São
Benedito. Essa dança era feita pelos negros. Os instrumentos musicais
da marujada são o tambor, a cuíca, os pandeiros, a rebeca, a viola, o
cavaquinho e o violino.
A culinária do Norte do Brasil possui forte influência indígena, com muitos pratos de peixes e carnes de caça. É rica devido aos ingredientes oferecidos pelo bioma amazônico e por isso, é um dos maiores exemplos de culinária nacional. Parte da cultura portuguesa foi incorporada na gastronomia através dos imigrantes que permaneceram na região após a colonização. Além disso, outros povos deixaram suas contribuições tais como japoneses, italianos e libaneses. Alguns dos pratos mais conhecidos são:
Pato no Tucupi: prato popular da região norte composto por pato, jambu e tucupi (líquido extraído da mandioca brava). Outros temperos também são acrescentados. Como acompanhamento, o prato pode ser servido com farinha de mandioca e arroz.
Pato no tucupi |
Caldeirada: prato típico da região, feita com peixe em postas (dourado,
filhote, pescada amarela, tucunaré etc.), temperos, ovos, azeite e
tucupi.
Caldeirada |
Pirarucu à Casaca: prato popular feito com peixe, temperos,
manteiga e colorau. O estado do Acre é um dos principais
comercializadores desse peixe.
Pirarucu à casaca |
As lendas fazem parte do imaginário e da cultura de determinada região ou país. No caso do Brasil, grande parte das lendas contadas às crianças são originárias ou têm raízes na região norte do país, e envolvem os povos da floresta. As lendas brasileiras surgiram da mistura de raças e culturas que marcaram a nação no período da colonização portuguesa. As lendas são histórias que passam de geração para geração e que guardam importantes elementos do imaginário popular. Na região da Amazônia vive a população indígena brasileira, responsável por grande parte das histórias e lendas que marcam o folclore da região norte.
Boitatá – Essa lenda fala de uma cobra gigante que vivia em repouso no tronco de uma árvore da floresta. Um dia, essa cobra despertou faminta e começou a comer os olhos dos animais. A cobra soltava labaredas de fogo pela cabeça. Há quem acredite que o Boitatá assusta as pessoas que entram na floresta durante a noite.
Boto – o boto cor-de-rosa vive nos rios da Amazônia. Segunda a lenda, ele sai nas primeiras horas da noite e se transforma num lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele também usa um chapéu branco. O boto seduz jovens solteiras e leva as mulheres para um passeio no fundo do rio, onde costuma engravidá-las. Muitas mulheres da floresta afirmam ter filhos do boto cor-de-rosa.
Curupira - O Curupira é uma entidade que protege a fauna e a flora da floresta. O Curupira é conhecido por ter os pés voltados para trás.
Mapinguari – O Mapinguari é um monstro da Amazônia. Ele vive no Pará, Amazonas e Acre. O monstro fica perto das margens desertas dos grandes lagos e lagoas da floresta.
Iara – A Iara é uma sereia que atrai os homens com seu canto mágico. Ela leva as pessoas para o fundo do rio. Segundo a lenda, os homens sempre são atraídos pela beleza de Iara.
Vitória Régia – Essa lenda conta que a Lua era um deus que namorava lindas índias. A jovem guerreira Naiá sonhava com a Lua e esperava o dia em que ela teria a chance de namorar com o deus Lua. Essa paixão virou obsessão. Numa noite, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida nas águas, decidiu se banhar ali e acabou morrendo afogada. Comovido pela situação, o deus Lua transformou a jovem em uma estrela das águas, a Vitória-Régia.
Vitória-Régia |
fontes consultadas:
http://regiao-norte.info/cultura-da-regiao-norte-do-brasil.html
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/musica-tipica-da-regiao-norte.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-norte.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/lendas-da-regiao-norte.html
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/musica-tipica-da-regiao-norte.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-norte.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/lendas-da-regiao-norte.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário